"Temos excelentes autores e muitos deles nem são dados a conhecer aos jovens."
Ana Ribeiro é uma jovem autora natural de Chaves. Muito cedo descobriu a sua paixão pela escrita e dedicou-se a ela com o arrebatamento dos enamorados. O seu mais recente sucesso literário tem a chancela da Capital Books (Um Amor Inexplicável), e é com esta mesma editora que publicará o seu próximo romance: " Ao Teu Lado".
Aqui está mais uma entrevista da Bee!
BeeDynamicBooks- Quem é a autora do mundo fantástico de Um Amor Inexplicável?
Ana Ribeiro- Chamo-me Ana Ribeiro, tenho 28 anos e nasci no último dia do mês de Maio. Considero-me uma leitora compulsiva de qualquer género literário e sou uma apaixonada pela escrita. Acho que o gosto pela leitura veio dar aquele empurrão que eu precisava para seguir este caminho literário.
Adoro viajar, adoro o campo, adoro animais, adoro ouvir música e adoro um bom filme romântico.
BDB-Escrever é uma paixão de que tamanho? Do que é capaz de abdicar para continuar a dedicar-se à escrita?
AR-Escrever é uma paixão inqualificável, não sou capaz de dizer o seu tamanho. Escrever é aquilo que sou, é a minha essência, é aquilo que me faz feliz acima de qualquer outra coisa.
Pela escrita eu abdicava de qualquer coisa na vida, não me vejo a fazer mais nada a não ser isto, pode parecer uma maneira demasiado sonhadora de pensar; mas quando descobrimos aquilo que realmente gostamos de fazer encontramos o nosso caminho.
BDB- Quais são os principais obstáculos com que se depara na divulgação do seu trabalho?
AR-Sinto que as principais livrarias ainda não apostam muito nos jovens autores, dou o exemplo da Fnac onde os meus livros e os dos meus colegas não se encontram à venda online no site da loja. Apenas na loja física onde são lançados e isso traz limitações a quem o pretende adquirir.
É difícil divulgar um livro quando o autor ainda não é muito conhecido, as pessoas não estão muito abertas a conhecer novos escritores e isso dificulta o nosso trabalho e em alguns casos faz com que jovens autores desistam do seu sonho. É um caminho difícil, enquanto os escritores reconhecidos não precisam de divulgar a sua obra porque a editora e o próprio mercado livreiro o fazem, no caso de jovens escritores tem que ser o próprio autor a fazer esse trabalho. As editoras divulgam a obra mas não fazem o trabalho todo, o autor também tem que promover a sua obra, tem que se reinventar e construir as mais diversas estratégias. Por muito que os autores jovens se esforcem: divulguem o livro nas redes sociais, façam flyers com pedaços de texto, booktrailers e promoções, é sempre um caminho difícil e longo.
BDB-Os leitores de Ana Ribeiro vão poder continuar a contar com mais livros?
AR-Claro que sim! Enquanto eu sentir que publicar faz sentido, continuarei a fazê-lo. Estou neste momento na fase de edição e revisão do próximo livro que sairá em 2017. Vai ser um romance diferente do actual, já não irá abordar um tema tão forte. Adianto que as personagens principais do livro já surgem em “Um Amor Inexplicável”, mas são personagens principais. No próximo livro vou apresentar ao leitor a história que os une. Posso também partilhar o título: “Ao teu lado”.
BDB-Ainda somos um país de maus leitores?
AR-Penso que já estamos melhores, mas ainda é necessário mudar algumas coisas. Nomeadamente o facto de os leitores jovens frequentarem muito pouco as apresentações de livros, é algo que não valorizam e também lêem mais literatura estrangeira que portuguesa. As Bibliotecas Municipais realizam poucas sessões de autógrafos com escritores e sinto que isso faz muita falta. Seria uma boa forma de incentivar as pessoas a lerem. E as escolas também incentivam pouco a leitura. O facto de existirem obras de leitura obrigatória – a maioria não vai de encontro às preferências dos jovens – faz com que os alunos vejam a leitura como uma obrigação e não como um prazer. Impor autores aos alunos, não é vantajoso.
As escolas ainda se centram muito no programa escolar e deviam também ter espaço para levar autores portugueses – jovens e veteranos – às escolas, para os alunos poderem contactar com essa realidade, poderem conversar com autores, questionar, despertar a curiosidade. Temos excelentes autores e muitos deles nem são dados a conhecer aos jovens.
BDB-O que é que os leitores de Ana Ribeiro poderão encontrar de diferente no seu livro?
É um romance que aborda uma temática bastante actual vivida por duas personagens jovens, por ser uma temática actual o leitor acaba por se identificar mais com a história e com a forma como a personagem principal vai lidar com a doença.
AR- Conte-nos um segredo. Uma superstição, uma oração, uma crença. Qual é o seu ingrediente mágico para dar mais sabor a cada um dos seus dias?
Penso que dar valor às pessoas importantes que me rodeiam, à vida e aos momentos felizes e especiais são os ingredientes mágicos que dão sabor aos meus dias.
BDB-Para finalizar, felicidade para si…. é?
AR-Fazer o que gosto e sentir-me privilegiada e realizada por isso.
*Também à venda através da BeeDynamicBooks! Faça já o seu pedido para beedynamicbook@gmail.com!
Olá, o meu irmão está interessado numa entrevista! E-mail para luisjesus__2003@outlook.com
ResponderEliminar