Folio, A Grande Festa da Literatura
Ana Cristina Pinto, autora do livro " A Guardiã- O Livro de Jade do Céu" e MBarreto Condado, autora de Yggdrasil, Profecia do Sangue, são duas das autoras portuguesas que vão estar no Folio para apresentar as suas mais recentes obras. A 19 e 16 de Outubro, respectivamente, ambas às 16 horas. Ana Cristina Pinto estará a 19 de Outubro da Biblioteca do Museu Municipal e MBarreto Condado no dia 16 na Biblioteca Municipal de Óbidos.
Ambas as autoras farão um sorteio de exemplares entre os leitores presentes.A não perder!
Duas centenas de autores de vários países vão estar em Óbidos entre os dias 15 e 25 de outubro para a primeira edição do Folio, evento que se propõe ser o maior festival de literatura já realizado em Portugal.
O programa, vasto, vai ser apresentado no sábado à noite, à margem da Feira do Livro do Porto, abrangendo tertúlias, aulas abertas, exposições, seminários, maratonas de leitura e concertos.Hélia Correia, Eduardo Lourenço, Gonçalo M. Tavares, João Tordo, os brasileiros Luís Fernando Veríssimo e Reinaldo Moraes ou o espanhol Javier Cercas estão entre os participantes de um festival que elege como mote o verbo “literar".
A organização apresenta o Folio como “uma grande festa da literatura”, frisando que, embora muito focado na literatura portuguesa e na lusofonia, em particular no Brasil, o evento não descarta “o resto do mundo”.
Se os escritores estão em natural maioria no cartaz, também haverá outros convidados. É o caso dos editores Manuel Alberto Valente, Zeferino Coelho e João Paulo Cotrim, da artista plástica Graça Morais, do crítico de cinema João Lopes ou da fadista Maria João, entre muitos outros.
A vertente performativa é um dos eixos do programa. Entre os espetáculos previstos constam os de António Zambujo a cantar Caetano Veloso, Cristina Branco e o Trio de Mário Laginha a fazerem uma abordagem ao universo criativo de Chico Buarque ou Diogo Infante a interpretar a Ode marítima, de Fernando Pessoa.
Na secção Aula aberta, vários especialistas reconhecidos vão falar sobre a obra de grandes autores. É o que acontece logo no primeiro dia, a 15 de outubro, quando o crítico literário Pedro Mexia proferir uma conferência sobre Agustina Bessa-Luís.
A ilustração também não foi esquecida. Durante o evento está prevista a realização de uma mostra internacional em que vai estar em destaque o trabalho de Maria Keil e Manuela Bacelar., além de visitas guiadas, projeções de documentários e lançamentos de livros.
Sérgio Almeida/JN
Comentários
Enviar um comentário