"O Fantástico é um mundo interminável que tem bastante por onde explorar."





Camarilla

Num mundo cosmopolita negro e amaldiçoado, há pelo menos um vampiro destinado a suceder!
Entre os jogos e as intrigas no seio da elite vampira, os divertimentos sexuais e os actos macabros pelo domínio do poder, há um conjunto de indivíduos que se une apesar das suas diferenças e objectivos. Todos eles tornam-se ícones numa guerra pela sobrevivência!
A habilidade com que o acaso e o destino interferem nas vidas humanas e vampiras, permite aos que outrora foram rejeitados e esquecidos pela sociedade, uma vingança apetecível mas cruel. Pois quando a justiça falha, a vingança acerta!
Tudo começa quando se morre...

Esta é a sinopse do primeiro Triller Fantástico de R.R Baltazar. Um autor que escreve para criar arrepios e uma imensa curiosidade sobre o mundo misterioso dos vampiros. Quisemos conhecer melhor o escritor que deu vida a Camarilla.




Bee Dynamic Books- Quem é o autor do mundo fantástico de Camarilla?

R.R.Baltazar- O autor de "Camarilla" chama-se Ruben Baltazar, nascido em Março de 1986, natural de Torres Vedras. Começou por sentir interesse na escrita desde bastante jovem, até que à medida que o seu progresso académico aumentava, sentia cada vez mais interesse em escrever e  criar coisas distintas. Algo essencialmente marcante, procurava criar sempre algo que fugisse ao comum, ao banal, ao "conhecido". Ingressou no ensino superior, mas de espírito irrequieto, não conseguiu entusiasmar-se na licenciatura que escolheu. Após o falecimento do seu pai, procurou então de forma mais profunda dedicar-se à escrita. Conhecido pela sua forma crítica e rebelde de abordar determinados temas, é um autor que gosta de dar largas à sua imaginação e de usar a sua grande expressividade.

BDB- Escrever é uma paixão de que tamanho? Do que é capaz de abdicar para continuar a dedicar-se à escrita?

RRB-Penso que todos nós escrevemos algo todos os dias, embora muitas vezes não se chegue a passar para o papel. Nas várias situações do dia a dia comum, o nosso cérebro consegue criar muitíssimas histórias. Enquanto estamos parados numa secretária, quando estamos sentados no metro, no autocarro, ou até quando estamos a conduzir ou a passear a pé, criamos sempre várias situações no nosso imaginário com diversas personagens. No meu tempo livre procuro sempre tentar produzir algo. Infelizmente sou só altamente produtivo quando estou inspirado, o que por vezes se torna comprometedor. O processo que realmente me apaixona é a parte de investigação que um autor faz para produzir determinada obra. O tempo de investigação pode ser totalmente diverso, como é óbvio! O mais interessante e o que me cativa mais, é a aquisição de conhecimento atrás de conhecimento. Quando investigamos um tema, é como se puxássemos uma linha de um novelo de lã e desconhecemos sempre qual o seu verdadeiro tamanho.


BDB- Quais são os principais obstáculos com que se depara na divulgação do seu trabalho? 

RRB-Infelizmente, sinto que em Portugal  um dos maiores problemas para um autor emergente é exactamente a divulgação do seu trabalho. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os novos autores têm que fazer um esforço colossal para conseguir divulgar as suas obras, pois praticamente, nem as próprias editoras  o fazem. Se falarmos então sobre um autor que não esteja vinculado a nenhuma editora, aí o problema ainda é maior.  
Os autores reconhecidos, nem sempre começam por baixo, têm sempre um apoio e um suporte completamente opostos aos autores emergentes, sejam eles com contratos de edição ou não. Não existe apoio, não existe um suporte, não existe nenhum plano ou estratégia que resulte numa boa divulgação. Existem parcerias entre autores, blogs, etc. mas mesmo assim fica muito aquém das expectativas. Ninguém poderá comprar um produto se não souber que ele existe! O mesmo acontece com os livros. Só os  leitores que têm os seus géneros preferidos costumam procurar informação que lhes permita estar sempre a par das novidades. 


BDB- Os leitores de R.R Baltazar vão poder continuar a contar com mais Fantástico?

RRB-Claro que sim! O Fantástico é um mundo interminável que tem bastante por onde explorar. É um tema que nos faz fugir à rotina, ao que é constante, como tal, todos nós precisamos de uma história que nos remeta para bem longe da nossa realidade, desde que haja essa vontade e interesse, como é óbvio. 


BDB- Ainda somos um país de maus leitores?

RRB-Infelizmente somos. A maioria das pessoas não lê, não apura esse gosto nem esse hábito pela leitura e também existe o factor económico. Nem todas as pessoas têm acesso, ou um acesso facilitado à cultura, que neste caso é a literatura, porque os livros são caros e muitos deles nem traduzidos são. Como consequência de tudo isto, claramente que Portugal é um país de maus leitores. Não há o fomento pela leitura, que é essencial!!

BDB-O que é que os leitores de R.R Baltazar poderão encontrar de diferente no seu livro?

RRB-O livro "Camarilla" conta-nos uma história de vampiros, lobisomens e outras criaturas já conhecidas no mundo fantástico. É um livro que é conhecido pelas suas criticas à sociedade actual e também porque é um tanto ou quanto sangrento. Desde há uns séculos que os vampiros são falados através de uma maneira muito simbólica e fantasiosa, ou seja, os vampiros são vistos como aquelas criaturas vestidas com mantos empoeirados em antigos castelos e palácios abandonados e esquecidos pelo tempo. Em "Camarilla" os vampiros vivem numa sociedade partilhada pelos humanos, mas com regras e rituais a cumprir. O livro conta-nos a história de algumas personagens inseridas num ambiente moderno e urbano em que tudo pode acontecer! Basicamente, é uma luta pelo poder e pela sobrevivência com intrigas, jogos de interesse e mistério. Existe também algum conteúdo sexual. 

BDB- Conte-nos um segredo. Uma superstição, uma oração, uma crença. Qual é o seu ingrediente mágico para dar mais sabor a cada um dos seus dias?

RRB-Eu vivo cada um dos meus dias seguindo o meu credo. Pensar e agir segundo os meus valores e ideais! Apesar de poucas pessoas praticarem o bem, o bem será sempre o bem e é isso que nos torna humanos e diferentes. Sejam verdadeiros e originais, o mundo já está saturado de falsas estrelas que brilham através das verdadeiras!

BDB_ Para finalizar, felicidade para si…. é?

RRB-Viver em paz e harmonia de consciência tranquila, perto de todos aqueles que amo.


* Pode adquirir o livro Camarilla de R.R.Baltazar  na Livraria da Bee Dynamic Books.


Comentários

Mensagens populares