É Possivel!



"É possível" é um livro de 108 páginas, que relata episódios verídicos, mais ou menos caricatos, de um percurso de vida, desde o nascimento até aos dias de hoje. O livro partilha a alegria e a tristeza.

A personagem principal é Rui Bernardino. Dotado de uma personalidade fortíssima, embora por vezes ingénuo, Rui revela a forma muito própria como vem lidando com uma vida condicionada pela cadeira de rodas. O livro destaca os pilares principais deste percurso: o tio Tó, também portador de Ataxia de Frierdeich e a principal referência do Rui, Miguel Abrantes, o melhor e fiel amigo até aos dias de hoje, e a esposa Michelly Abreu. "Como os últimos são os primeiros", ela é sem dúvida a sua maior força.

Todo o caminho do Rui é cheio de "coisas" diferentes. Hoje com um grau de incapacidade de 95%, sente as suas forças renovadas pela filha e pelos "ares" da cidade. O melhor ainda está, certamente, por vir!

Este livro é inspirador. Ele mostra que ser feliz só depende da nossa atitude, além de motivar todos os leitores a encontrarem o que de melhor têm para dar aos outros.



Bee Dynamic Books- Quem é a autor do livro “É possível”. Fale-nos um pouco de si. 

Rui Bernardino- Sou o Rui Bernardino, tenho 37 anos, sou casado e tenho uma filha pequena. Vivo em Coimbra e tenho uma doença hereditária, degenerativa e progressiva…Graças a Deus, sinto a força renovada a cada manhã para procurar felicidade nas dificuldades e dar qualidade de vida à minha esposa e filha. Pelo que sei sou teimoso, brincalhão e muito focado nos objectivos… Desistir jamais!

BDB- Este livro é autobiográfico. Porque razão decidiu escrevê-lo? 

Sem dúvida. Como disse tenho uma doença, degenerativa e hereditária (que me “acompanha” há 37 anos!), ao longo dos anos ela tem- me incapacitado demais (por exemplo actualmente algumas pessoas já sentem dificuldade em me entender), essa é a minha realidade, mas como nem tudo pode ser mau, cognitivamente estou bem e preciso de encontrar formas de ser ouvido (daí a ideia do livro). Além de tudo, isso tenho noção de que o meu viver desperta curiosidade nas pessoas e como eu necessito de rendimentos, juntei o útil ao agradável.

BDB- Quais são os principais obstáculos com que se depara na divulgação do seu trabalho?

RB- Falta de oportunidades de divulgação e a quase inexistência de “ajuda” da editora. Como disse antes, vale a minha persistência e tenho esperança que com muito trabalho e união dos autores a situação se inverta. Nós “somos obrigados” a perceber as editoras mas elas também devem olhar os livros com mais respeito pelo trabalho de cada um.

BDB- Os leitores de Rui Bernardino poderão continuar a contar com novos livros, quem sabe, noutros géneros? 

RB- Espero, e os comentários positivos que recebo de quem lê o “É Possível” dão força! Como já disse, cada dia necessito mais da escrita para me expressar, por isso, só tenho um caminho! Estejam atentos aos próximos capítulos... (riso)

BDB- Costuma ler? Quais sãos os seus autores favoritos e que livros o marcaram? 

RB- Neste momento, como estou a fazer uma licenciatura, leio menos mas, leio assiduamente a Bíblia, livros espirituais (Dong Y Lan) e gosto de ler livros contemporâneos, histórias verídicas e que usem linguagem directa... (há um escritor que aprecio, mais pela sua personalidade o Miguel Sousa Tavares). 

BDB-O que é que os leitores de Rui Bernardino podem encontrar de diferente neste livro?

RB- Espero que se encontrem, principalmente, a si próprios. Eu quando idealizei o livro nunca pensei dar lições a ninguém. Só quis e continuo a querer mostrar que alguém com uma doença degenerativa PODE e DEVE viver com dignidade. Não sou melhor que ninguém mas acredito muito no amanhã.

BDB- Conte-nos um segredo. Uma superstição, uma oração, uma crença. Qual é o seu ingrediente mágico para dar mais sabor a cada um dos seus dias? 

O principal segredo é gostar de viver e diariamente invocar o nome de Deus. Digo mais, fui só influenciado pela minha condição física, garanto! Depois de planeada a escrita começaram a aparecer apoios. Exemplos, inspiração, todos procuram. Pode parecer estranho, mas eu não quis nenhum. Acho muito melhor a originalidade! Quem me lê, percebe isso. Lógico que poderia estar melhor mas deixava de ser meu! Se eu sou simples tinha de passar isso. A minha inspiração, de longe, foi a minha esposa, filha e as dificuldades do dia a dia. Mas, É Possível!


BDB- Para finalizar, felicidade para si…. é? 

RB-Para mim é ter qualidade de vida, poder abraçar a minha esposa e ver a minha filha crescer. Para isso tenho noção que preciso de todos vocês. Hoje tenho 37 anos, não sei como estarei daqui a mais uns quantos. Necessito de condições para novos projectos. Adorava que lessem o "É Possível" e me dessem o vosso feedback porque quem já o fez tem dito que a vida deles foi mudada. Sei que o futuro a Deus pertence mas todos nós podemos "dar uma mão".







Comentários

Mensagens populares