A entrevista a Madalena Formigo



Entrevistamos os nossos autores para que os leitores os possam conhecer melhor. Madalena Formigo tem apenas 16 anos e já escreveu Os Tempos Antes das Almas, uma história envolvente e enternecedora. A capa deste livro é verde, tem a cor da esperança. E é também de esperança que se fala, aqui, nesta entrevista e no livro da Madalena. :)

Mas afinal... o que leva alguém a escrever um livro?





Madalena Formigo- O meu gosto pela escrita floresceu ainda era muito nova. Lembro-me de decorar as falas dos livros infantis que me liam quando eu era pequena. Mais tarde com 8 ou 9 anos comecei a escrever poemas. E fui desenvolvendo essa capacidade. Aperfeiçoando o vocabulário. Aos 13 anos tive a ideia de escrever um livro.

BDB -Revê-se em algum dos personagens? Se sim, em qual e porquê?

MF -Todos os personagens têm um pouco de mim. Uns de uma forma, outros de outra. Afinal, fui eu que os criei. Contudo, talvez a personagem que realmente foi inspirada em mim, é a Angie. Não pela vida pessoal dela, nem pelos problemas que ela tinha, pois nada tem a ver comigo, mas sim pelos ideais, pelos valores dela, pela sua personalidade. Tudo o que eu tenho em mim, pus nela. Por isso é que ela é uma personagem tão especificada e trabalhada. No fundo ela não foi inventada. Ela sou eu.

BDB -Qual é o seu capítulo favorito?

MF- É uma pergunta difícil de responder . Todos os capítulos, todos os momentos da história deram-me prazer a escrever. Numa primeira análise diria que nenhuma deles é favorito, mas sim todos. Mas aprofundando bem, vejo que essa não é a verdade e que o meu capítulo favorito é o último. Porque é no último que realmente está o moral da história. A verdadeira mensagem que eu queria transmitir às pessoas.

BDB -Que mensagem pretende passar para o público?

MF- Eu pretendo passar a imagem de que as coisas não estão bem como estão. Que as pessoas precisam de lutar por aquilo que acreditam. Toda a gente sabe que o mundo não é justo da forma como está agora, e que cada vez se torna mais injusto e desonesto. O mundo está cada vez mais podre. Que tal sair de casa e agitar as ruas? Que tal revolucionar o mundo? Que tal mudá-lo?  Esta sociedade de hoje julga-se ser moderna e despida de preconceitos, mas isso é uma mentira. É uma sociedade que está a regredir a olhos vistos.  O mundo precisa de uma humanidade aberta para novas ideias, não de conformismo, julgamentos e preconceito. Graças a tudo isso é que as pessoas são infelizes. Que tal uma busca pela felicidade?

BDB - Tendo em conta que a Madalena é uma autora ainda tão jovem, acha que vai conseguir passar o gosto pela escrita a outros jovens da sua idade?

MF- Ficarei feliz se conseguir transmitir essa luz, à qual eu tenho o privilégio de ter, a mais jovens da minha idade. Mas a minha crença é que isso nasce de nós mesmos, da nossa própria vontade, do nosso próprio espírito. Não considero que o gosto pela escrita seja uma coisa que se passa aos outros… Mas talvez. Porque não?


BDB-Qual é o seu próximo objectivo na escrita? Já há algum livro na forja?

MF- Estou neste momento em pausa. Mas já iniciei outro livro. Desta vez cá em Portugal e nos tempos actuais. É um romance também, e mais uma vez mostra a minha mensagem, de forma mais madura e dura. Como seria se Portugal transformasse-se numa ditadura nos dias de hoje? Não estamos longe… No entanto, estou em pausa. Em busca de mais maturidade, mais vivência, mais sabedoria e mais inspiração para concretizar este desejo e desafio que propus a mim própria.
Agradeço desde já as perguntas e espero que gostem das respostas. Beijinhos :)

Beijinhos, Madalena e boa sorte!:)

Comentários

Mensagens populares