“UM BAILARINO NA BATALHA”, DE HÉLIA CORREIA, VENCE GRANDE PRÉMIO DE ROMANCE E NOVELA

A escritora Hélia Correia é a vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra “Um Bailarino na Batalha”. O anúncio foi feito hoje, pela associação, e a decisão foi unânime entre o júri.


No início deste mês, o júri anunciou a lista com as cinco obras a concorrer ao galardão. Para além de Hélia Correia, também os escritores Djaimilia Pereira de Almeida, Joana Bértholo, Julieta Monginho e Rui Laje foram finalistas. 

O Grande Prémio de Romance e Novela da APE, no valor de 15 mil euros, é atribuído desde 1982. Tem como objetivo de consagrar uma obra de ficção de autor português, publicada no ano anterior à entrega do prémio.

Com “Um Bailarino na Batalha”, editado pela editora Relógio d’Água, Hélia Correiaregressa ao romance, oito anos depois de “Adoecer”.

O romance narra uma epopeia em jeito de travessia de deserto, por um grupo de caminhantes que quer fugir da tragédia da guerra e ruma em direção à paz, na Europa. Esta narrativa transforma-se num comentário poético da atualidade noticiosa, as condições de sobrevivência dos refugiados e o aumento do seu número, no mundo inteiro, ou, como descreveu a crítica literária, um poema narrativo épico em prosa.

(Fonte: BertrandLivreiros)
(Fotografia: Público)
hélia_correia_romance_ape

Comentários

Mensagens populares