"A pesca do bacalhau à linha em dóris perdeu-se no tempo...Que não se perca da nossa memória!"

Entrevista ao escritor Fernando Teixeira 




Fernando Teixeira nasceu em Lisboa, em 1960. Licenciou-se em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico, e tem exercido a sua actividade profissional como projectista de estruturas. Sentindo-se tentado a abraçar novos desafios, começou a escrever obras de ficção em 2014, tendo publicado o seu primeiro romance no ano seguinte. Contamos já com duas obras deste escritor português:NÃO PODERIA TER SIDO DE OUTRA FORMA em 2015 e POR ENTRE AS BRUMAS DE NEWFOUNDLAND livro publicado em 2018.



NÃO PODERIA TER SIDO DE OUTRA FORMA





Paul e Tracy são um casal com um filho adolescente que vive em Palo Alto, na Califórnia, Estados Unidos.
Decepcionado com um casamento que tinha entrado num marasmo de silêncios e omissões, afectando até o relacionamento com o seu próprio filho, mas com vontade de contrariar a situação, Paul decide levar a família a passar uns dias de férias na região oeste do Canadá, por ocasião do décimo quinto aniversário de casamento. Ele deseja que esse tempo traga um novo fôlego à sua vida familiar.
Jamais poderia imaginar que essas férias iriam influenciá-lo de uma forma tão profunda, até perceber que aquela viagem, entre Vancouver e Calgary, tinha sido apenas o prólogo de uma sucessão de acontecimentos que o levaria a travar uma grande amizade, tão forte quanto improvável, transformando a sua vida.
Um romance apaixonante que procura ser um tributo ao Oeste canadiano e ao valor das grandes amizades.

POR ENTRE AS BRUMAS DE NEWFOUNDLAND



Numa demanda por dar um rumo à sua vida e marcado pela memória do avô António que pescara bacalhau à linha num dóri, nos Grandes Bancos da Terra Nova e da Gronelândia, Vasco decide viajar até à cidade de St. John’s, Newfoundland.
Nas águas canadianas, o avô vivera a traumática experiência de se perder no nevoeiro. Uma carta de um pescador, nunca lida até ser encontrada, mais de quarenta anos depois de ter sido escrita, levanta questões a que Vasco quer dar resposta, na tentativa de colmatar um elo quebrado da história.
Um romance que pretende ser uma homenagem a todos aqueles que viveram as duríssimas campanhas da pesca do bacalhau, bem como um tributo à arte da pesca solitária nos dóris e à Frota Branca portuguesa.


Comentários

Mensagens populares